Tratamento Cirúrgico da Obesidade
O tratamento cirúrgico da obesidade (cirurgia bariátrica) é reservado para pacientes com obesidade mórbida, ou seja, com IMC > 35 Kg/m² com alguma comorbidade ou acima de 40 Kg/m² independente da existência de comorbidades. É o tratamento de escolha para estes pacientes há mais de 20 anos e caracteriza-se por ser um procedimento seguro que pode ser realizado com técnicas minimamente invasivas sem a necessidade de grandes incisões ou internações prolongadas.
Os cirurgiões da Clinobeso são especializados em cirurgia minimamente invasiva e possuem treinamento específico para oferecer o que há de mais atual e seguro na cirurgia da obesidade.
Os pacientes com indicação de cirurgia passam por uma avaliação minuciosa composta de exames complementares e consultas de avaliação e preparo com especialistas de diversas áreas específicas. Espera-se que os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica percam até 100% do seu excesso de peso em até três anos (ex: uma pessoa com 120 Kg, cujo peso ideal é 80 Kg, espera-se que perca até 40 Kg após o procedimento).
Já o resultado a longo prazo da cirurgia bariátrica depende de uma boa avaliação e preparo pré-operatório e um seguimento por toda a vida com a equipe multidisciplinar.
Cirurgias Realizadas pelos Cirurgiões da Clinobeso
A Clinobeso oferece uma avaliação diferenciada para pacientes cirúrgicos, com detecção pré-operatória de deficiências nutricionais e vitamínicas, bem como a detecção pré-operatória de alergias e intolerâncias alimentares que podem se agravar no período pós-operatório. Esse detalhamento permite melhores resultados com perda de peso sustentada e menor sofrimento com os efeitos da cirurgia.
BYPASS GÁSTRICO EM Y-DE-ROUX
Sinônimos: Gastroplastia, Cirurgia de Capella, Redução de Estômago
Características:
- É a técnica mais comum no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas;
- Muito segura e muito eficaz;
- Espera-se que o paciente perca de 80 a 100% do excesso de peso;
- É considerado um procedimento misto, pois há modificação no estômago (redução / restrição) e no intestino (desabsorção);
- Nesse procedimento é realizado o grampeamento da porção superior do estômago com a construção de uma bolsa gástrica pouch) com aproximadamente 50 ml e um desvio do intestino, promovendo restrição à entrada do alimento e um aumento dos hormônios que diminuem a fome;
- Controle do diabetes e da hipertensão arterial em mais de 80% dos pacientes.
GASTRECTOMIA SLEEVE
Sinônimos: Gastrectomia Vertical, Sleeve, Gastrectomia em Manga
Características:
- Aprovada em 2011 pelo CFM como técnica única de tratamento da obesidade;
- Muito segura e eficaz;
- Espera-se que o paciente perca de 70 a 100 % do excesso de peso;
- É considerado um procedimento restritivo, pois há modificação somente do estômago (redução / restrição);
- Nesse procedimento é realizado um grampeamento longitudinal no estômago, que é transformado em um tubo com capacidade de até 100 mililitros (ml). É retirada nessa cirurgia a porção do estômago relacionada com a produção de uma substância chamada Grelina, que está relacionada com a saciedade, diminuindo a fome;
- Controle do diabetes e da hipertensão em até 50% dos pacientes.
VIDEOCIRURGIA
A cirurgia videolaparoscópica, também conhecida por abordagem minimamente invasiva é aplicável em todas as técnicas cirúrgicas.
Os cirurgiões da Clinobeso estão capacitados para realização das técnicas disponíveis para tratamento da obesidade com o menor risco possível.
No tratamento da obesidade, as vantagens são evidentes: menos dor pós-operatória, menor risco de complicações do corte, recuperação mais rápida e melhor resultado estético.
Na cirurgia videolaparoscópica são feitas cinco mini-incisões de 5 a 12 milímetros, por onde passam a câmera de vídeo e os instrumentos.
A cirurgia tem duração média de duas horas e na maioria dos casos não há necessidade de recuperação em UTI. Muitos pacientes conseguem caminhar no dia da cirurgia.
É motivo de orgulho e fruto de muito empenho e dedicação, que a taxa de mortalidade nos nossos pacientes é de 0%, ou seja,, não temos registro de mortalidade.